Resolução Comentada ENEM 2009 - Física



Olá a todos! 
Estarei, nessa série de posts, comentando as provas de Física dos Enem's anteriores, afim de prepará-los para as provas futuras.
Bom, espero que seja de grande proveito a todos, e se gostarem da iniciativa, a única coisa que peço é que compartilhem com seus amigos, comentem, interajam :D
OBSERVAÇÃO: Se atentem à cor do caderno ok? Vou disponibilizar o link de download da prova abaixo. Baixem, TENTEM RESOLVER e em seguida comparem :D
As questões aqui postadas são: 05, 14, 17, 18, 19, 20, 27, 30, 31, 32, 35, 37, 39 e 45.

ENEM 2009 Caderno Azul: Download



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ENEM 2009 - Física


05.

Para ser generalizada, uma teoria científica deve ser testada e evidenciada através de métodos consistentes que a validem, quase sempre empíricos. Nicolau Copérnico vive em uma época conturbada, período no qual se iniciou a reforma protestante, quando os dogmas da Igreja Católica começaram a ser questionados. A Alemanha passava por momentos de conflitos como esses durante a vida de Johannes Kepler.

LETRA E.


14.

O aumento da eficiência energética está relacionado ao aumento da geração de energia com a mesma ou menor quantidade de recursos. A alternativa que contempla uma maior geração de energia, utilizando a mesma quantidade de recursos é a opção E. Materiais com melhores propriedades condutoras nas linhas de transmissão aumenta a geração de energia, pois reduz as perdas por efeito Joule, com o mesmo gasto de recursos. Lâmpadas fluorescentes são mais eficazes que as incandescentes para a mesma potência.

LETRA E.


17.




18.

Para se determinar quantos e quais aparelhos de ar-condicionado são precisos para manter, com a lotação máxima, a temperatura interna agradável, é necessário observar a capacidade de refrigeração, que determina a potência do aparelho. A espessura da fiação do circuito depende da área de seção transversal do fio, que por sua vez depende da corrente elétrica.

LETRA E.


19.




20.

Como deve melhorar o rendimento da usina, economizando energia, sem afetar sua capacidade de geração, alguma energia que é perdida no seu processo de conversão deve ser aproveitada. A alternativa E é a única que apresenta uma dessas formas, utilizando o calor liberado com os gases pela chaminé para mover outro gerador. A energia que antes era perdida para o ambiente seria reaproveitada, economizando energia e não afetando a capacidade de geração da usina.

27.

A sensação de ausência de peso dita pelo astronauta não é causada pela falta de gravidade, mesmo porque nesta região é de 90% da gravidade na superfície terrestre. O que acontece é que o astronauta sente o peso aparente do telescópio, resultante da subtração da força peso pela centrífuga gerada pela rotação do telescópio em torno da Terra. Portanto o peso do telescópio não é pequeno e a frase não se justifica.

LETRA D.

30.




31.

A intensidade da onda depende diretamente da potência da onda eletromagnética transmitida pela antena e inversamente proporcional ao quadrado da distância do celular à antena, independentes da frequência de operação. Como a intensidade de transmissão e o nível de recepção é o mesmo, o engenheiro pode escolher qualquer uma das duas, pois a intensidade não depende da frequência.

LETRA E.


32.

As partes escuras mostram que a radiação foi absorvida pelo filme, já nas partes mais claras, a radiação foi absorvida pelos átomos do indivíduo. Percebe-se que a parte mais clara evidenciada na imagem mostra a parte óssea do indivíduo na região. Sendo assim, pode-se concluir que os átomos de cálcio absorvem mais a radiação eletromagnética que os outros tipos de átomos.

35.



37.

A deficiência do indivíduo está na captação das informações transmitidas pelos cones, células responsáveis pela distinção das cores primárias. Um indivíduo sem qualquer deficiência, ao visualizar um objeto branco iluminado por luz vermelha, enxergaria vermelho. Com a deficiência nas células, não há identificação da cor vermelha, porém o perfeito funcionamento dos bastonetes, os níveis de intensidade de luz recebidos são diferenciados. Sendo assim, esse indivíduo com deficiência consegue visualizar a cor branca, preta, e cinza em diferentes escalas, como é o caso do exemplo proposto.

LETRA D.

39.

O processo espontâneo de transferência de calor é aquele que esta forma de energia vai da região mais quente para a mais fria, visando o equilíbrio. Já no processo não espontâneo, ocorre o contrário. Para isso, é necessária a realização de trabalho. O fluxo de calor que ocorre na geladeira vai da área mais fria para a área mais quente, quem realiza o trabalho é o compressor, responsável pelo funcionamento da geladeira.

LETRA B.

45.

Pelo circuito apresentado, percebe-se que toda a corrente que circula entre os terminais do gerador passa por L1 e divide-se ao chegar no nó seguinte.
Parte da corrente vai para L2 e L3 e a outra parte vai para o restante do circuito. Esta segunda parte ainda sofrerá outra divisão. Após passar por L4, a corrente se dividirá, certamente ao meio, pois neste caso a resistência equivalente das duas partes é a mesma, já que as especificações são iguais para todas as lâmpadas. Em uma parte será a soma das resistências de L5 e L6 e na outra das lâmpadas 7 e 8. Considerando R a resistência de cada lâmpada, a soma de cada uma das partes é 2R e a resistência equivalente dessa parte do circuito é R.
Portanto nas lâmpadas 5, 6, 7 e 8, passará a mesma intensidade de corrente elétrica e elas terão o mesmo brilho. Porém o iluminador quer colocar 3 atores sob 3 lâmpadas de mesmo brilho por apresentarem igual valor de corrente nelas. Como só falta analisar as lâmpadas 2, 3 e 4, poderia ser suposto que estas teriam o mesmo valor. Nas lâmpadas 2 e 3 certamente passa a mesma corrente, na lâmpada 4 também passará porque a resistência equivalente daquele circuito formado pelas lâmpadas 5, 6, 7 e 8 também vale R.

LETRA B. 
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