Resolução Comentada ENEM 2010 - Física



Olá a todos! 
Estarei, nessa série de posts, comentando as provas de Física dos Enem's anteriores, afim de prepará-los para as provas futuras.
Bom, espero que seja de grande proveito a todos, e se gostarem da iniciativa, a única coisa que peço é que compartilhem com seus amigos, comentem, interajam :D
OBSERVAÇÃO: Se atentem à cor do caderno ok? Vou disponibilizar o link de download da prova abaixo. Baixem, TENTEM RESOLVER e em seguida comparem :D
As questões aqui postadas são: 46, 47, 48, 52, 53, 58, 60, 70, 72, 75, 80, 83, e 87.

ENEM 2010 Caderno Amarelo: Download



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ENEM 2010 - Física


46.

No meio científico, o calor é a forma de energia térmica em trânsito. Os corpos trocam calor uns com os outros a fim de se chegar ao equilíbrio térmico. Esta quantidade de calor cedido ou recebido poderá ser calculada, verificando a mudança de temperatura ou de estado físico ocorrido no corpo. Durante a mudança de estado físico, a temperatura pode ficar constante com o corpo recebendo calor, pois este calor está sendo usado para a mudança de estado. Assim, temperatura não é sinônimo de quantidade de calor. Exemplo disso é o que descreve a alternativa A, durante o processo de ebulição da água, a água recebe calor para mudar de fase e sua temperatura permanece constante.

LETRA A.

47.


48.


A ionosfera se localiza entre 60 e 1000 quilômetros de altitude. Composta por íons e plasma ionosférico e, devido a essa composição, reflete ondas de rádio de até aproximadamente 30MHz. A reflexão ionosférica é explorada por sistemas de radiodifusão com as antenas de transmissão em ângulo baixo. As propriedades operacionais de sistemas compostos de transmissores, receptores e antenas direcionais apontadas diretamente para a ionosfera propiciam um conhecimento do comportamento da região.


LETRA A.

52.

A eficiência do forno é a razão entre a quantidade de calor cedida pelo tempo para ceder este calor, independente da massa da substância. Quanto maior esta razão, maior a eficiência do forno, ou seja, é mais eficiente aquele forno que forneceu maior quantidade de energia em menos tempo.

LETRA C.

53.

Conforme foi mencionado no texto, o desaparecimento da faixa sul está relacionado ao movimento de diversas camadas de nuvens em sua atmosfera e ao fato da faixa visualizada ser formada através da captação da luz solar refletida nessas nuvens.
Esse movimento pode reconfigurar a distribuição das densidades das nuvens da forma a diminuir nessa região, desaparecendo a faixa escura.


LETRA E.

58.

Percebe-se que a temperatura de ebulição da água depende da pressão externa a que ela está sendo submetida, quanto maior for a pressão, maior será a temperatura de ebulição. Quando o garoto ergue o êmbolo, ele aumenta o volume de ar contido na seringa, diminuindo a pressão externa do fluido, diminuindo seu ponto de ebulição, voltando a ferver.

LETRA D.

60.

O calor necessário para o aquecimento da água irá gerar o vapor necessário para movimentar as turbinas das estações de energia elétrica e é oriundo do magma presente no subsolo da Terra. Esse quando se aproxima de um bolsão de água o aquece até sua temperatura de ebulição. 

LETRA A.

70.




72.




75.

O experimento conhecido como Gaiola de Faraday explica tal situação. Esse experimento provou que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora. Portanto o metal propicia uma blindagem eletrostática ao telefone, deixando fora da área de cobertura.

LETRA B.

80.

A refração luminosa é o fenômeno no qual ocorre a mudança na velocidade da luz, devido a mudança de meio de propagação. Essa mudança acarreta um desvio na trajetória do raio luminoso, caso este não passe pela reta normal a superfície. Em materiais naturais, a mudança de meio para raios de luz não perpendiculares à superfície implica um descio com o afastamento ou aproximação da normal, de modo que os raios incidente e refratado fiquem em lados opostos a essa reta normal. Nos metamateriais, a mudança de meio implica um desvio no qual os raios incidente e refratado fiquem do mesmo lado que a reta normal.


LETRA D.

83.

Com a piscina preenchida de água, a água realizará uma força vertical para cima, chamada empuxo. Como a escultura ficaria completamente submersa com o preenchimento da água, pode-se dizer que o empuxo é uma força proporcional ao volume da escultura. Assim, a força que os operários devem fazer somada a esse empuxo dever ser maior que o peso da escultura para que ela seja erguida.

LETRA E.

87.

A instalação de células fotovoltaicas são feitas preferencialmente em regiões onde a incidência do Sol é bastante intensa para gerar mais energia. Como na região em questão é observada uma incidência solar alta o ano todo, essa área se torna ideal para a instalação desse tipo de central energética.

LETRA D.
←  Anterior Proxima  → Página inicial