Tenho certeza que vocês, independentemente de gostarem de exatas ou não, com certeza já ouviram falar em nomes como Stephen Hawking, Neil deGrasse Tyson, Carl Sagan e Richard Dawking (este mais voltado pra Biologia) etc.
Um dos motivos que os levam a estar na "boca do povo", é o fato de estarem muito engajados à Divulgação Científica, ou seja, por mais complexas que suas áreas de estudo sejam, eles conseguem traduzir esse conhecimento em uma linguagem mais acessível à grande massa, sem perder sua essência.
Carl Sagan por exemplo, foi um dos principais nomes da Divulgação Científica,onde, ao lançar o programa Cosmos, incentivou muitas crianças de sua época a serem cientistas.
Uma dessas crianças, Neil deGrasse Tyson, seguiu o mesmo caminho de Carl, e em 2014 apresentou uma releitura do projeto, Cosmos: Uma Odisseia no Espaço.
Porém podemos destacar outro projeto que, assim como os citados anteriormente, expandiram o alcance da ciência.
Em 2009, John Boswell teve uma ideia que considero brilhante. John, nutrido pela sua paixão pela série Cosmos juntamente com seu gosto musical, pensou em uma maneira de alcançar um público cada vez maior e ao mesmo tempo, divulgar conhecimento. O resultado disso foi a série de vídeos Symphony of Science (Sinfonia da Ciência), onde o tom que predomina é de uma ciência engajada, diria até que apaixonada.
Disponibilizo abaixo alguns destes vídeos LEGENDADOS, espero que gostem, assim como eu gostei!
A Glorius Dawn: